Breve Histórico do Caps III de Cascavel


O município de Cascavel está localizado na região oeste do estado do Paraná, com uma população estimada em mais de 350 (trezentos e cinqüenta) mil habitantes. É o município sede da 10ª Regional de Saúde, órgão da Secretaria de Saúde do estado do Paraná. No ano de 2001, após diversas discussões realizadas por técnicos da Secretaria municipal de Saúde, foi elaborado o Plano Municipal de Saúde Mental, considerando a necessidade do município em implantar um serviço de saúde mental mais abrangente, preventivo e reabilitatório, com intuito de integrar e/ou reintegrar à sociedade o indivíduo portador de algum tipo de sofrimento psíquico. Este plano foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, sendo que as ações previstas neste plano foram programadas para serem implantadas em um processo gradativo. O processo de desinstitucionalização das pessoas com sofrimento psíquico, e a implantação de uma rede de serviços extra-hospitalar, se intensificou a partir do fechamento do Hospital e Casa de Saúde São Marcos em 05 de Novembro de 2003, instituição asilar na área de psiquiatria, que vinha prestando serviços nesta região há mais de 30 (trinta) anos. Este instituição contava com uma capacidade instalada de 295 (duzentos e noventa e cinco) leitos credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS), com uma ocupação de cem por cento. Destes, trinta e cinco por cento estavam ocupados por pessoas residentes em nossa cidade. Atualmente o município de Cascavel conta com uma unidade do Caps III, uma unidade do Caps i, uma unidade do Caps ad e três Residências Terapêuticas. A urgência/emergência tem sido atendida em um Pronto Atendimento municipal. A internação integral tem sido realizada em dois hospitais psiquiátricos da região. De acordo com a proposta de implantação da rede municipal de Atenção em Saúde Mental entendemos que a implantação do Caps III em nosso município é um dos pontos de atenção, importante e necessário, para o atendimento integral às pessoas portadoras de transtornos mentais e outros sofrimentos decorrentes do uso e dependência de álcool e outras drogas.


________________________________________________________________________________________________

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Indicação de Leitura: "Hoje Eu Sou Alice"


Em Hoje eu sou Alice a autora relata a extraordinária jornada de uma vítima de transtorno de múltipla personalidade, que precisou lutar contra a anorexia, o álcool, mas, mais do que tudo, contra nove personalidades alternativas que emergiram após ficarem adormecidas diante de uma infância pertubadoramente cruel.

Sem controle, Alice entregou-se a elas - e sua vida passou a ser um caleidoscópio de acontecimentos e revelações.

Emocionante e incrivelmente inspirador, este é o relato cativante sobre uma doença rara e sobre a história de uma mulher que decidiu lutar contra a realidade e a imaginação.



Compare os preços do livro em várias lojas virtuais CLICANDO AQUI.


******************************

Aonde Poderei Ir?

Alice Jamieson


Se não é este o lugar onde as lágrimas são compreendidas,
aonde irei para chorar?

Se não é este o lugar onde os espíritos podem ganhar asas,
aonde irei para voar?

Se não é este o lugar onde meus sentimentos podem ser ouvidos,
aonde irei para falar?

Se não é este o lugar onde você me aceitará como sou,
aonde irei para ser eu mesma?

Se nao é este o lugar aonde poderei aprender a crescer,
aonde irei para sorrir e chorar?

(Página 144 do livro citado acima)



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Folia de Carnaval

.










Comemoração dos Aniversariantes do Mês









A festa de comemoração dos aniversariantes dos meses de Janeiro e Fevereiro aconteceu junto com a folia de carnaval.. Só alegria desse povo animado nas dependências físicas do Caps III em Cascavel-PR.

Feliz Aniversário a todos os nossos queridos aniversariantes.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Documentário: Síndrome de La Tourette












Pequena Descrição da Síndrome de La Tourette


A síndrome de Tourette (ST) é uma patologia caracterizada pelo comprometimento psicológico e social dos pacientes, causando impacto na vida dos portadores e de seus familiares.

Esta síndrome é geralmente associada a uma variedade de problemas comportamentais e emocionais.
Na síndrome de Tourette as características principais incluem distúrbio caracterizado por tiques múltiplos, incluindo o uso involuntário ou inapropriado de palavras obscenas (coprolalia) e a repetição involuntária de um som, palavra ou frase de outrem (ecolalia), entre outros.

Os estudos atuais demonstram que a taxa de prevalência pode variar de 1% a 2,9% da população em alguns grupos. Contudo, estes dados podem ser imprecisos, pois depende, em parte, dos critérios e métodos utilizados e do tipo de estudo epidemiológico realizado.

Dados estatísticos internacionais mostram que esta síndrome é encontrada em vários países, independentemente de classe social ou de etnia, acometendo cerca de três a quatro vezes mais o sexo masculino, em relação ao sexo feminino

As pesquisas realizadas com crianças e adolescentes mostram que a prevalência de Síndrome de Tourette é dez vezes maior em crianças e adolescentes do que em adultos.

Nas crianças e adolescentes os tiques são considerados isoladamente, com uma freqüência aproximada que varia de 1% a 13% nos meninos e 1% a 11% nas meninas.

A Síndrome de Tourette é um distúrbio genético, de natureza neuropsiquiátrica, caracterizado por fenômenos compulsivos, que, muitas vezes, resultam em uma série repentina de múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais.

Como característica da Síndrome de Tourette, os tiques acometem a pessoas durante pelo menos um ano, tendo início antes dos 18 anos de idade e estes tiques podem ser classificados como motores e vocais, subdividindo-se, ainda, em simples e complexos.

Geralmente, na Síndrome de Tourette os pacientes apresentam, inicialmente, tiques simples, evoluindo para os mais complexos; entretanto, o quadro clínico pode variar de paciente para paciente.

Fonte: AQUI!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails