Breve Histórico do Caps III de Cascavel
O município de Cascavel está localizado na região oeste do estado do Paraná, com uma população estimada em mais de 350 (trezentos e cinqüenta) mil habitantes. É o município sede da 10ª Regional de Saúde, órgão da Secretaria de Saúde do estado do Paraná. No ano de 2001, após diversas discussões realizadas por técnicos da Secretaria municipal de Saúde, foi elaborado o Plano Municipal de Saúde Mental, considerando a necessidade do município em implantar um serviço de saúde mental mais abrangente, preventivo e reabilitatório, com intuito de integrar e/ou reintegrar à sociedade o indivíduo portador de algum tipo de sofrimento psíquico. Este plano foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, sendo que as ações previstas neste plano foram programadas para serem implantadas em um processo gradativo. O processo de desinstitucionalização das pessoas com sofrimento psíquico, e a implantação de uma rede de serviços extra-hospitalar, se intensificou a partir do fechamento do Hospital e Casa de Saúde São Marcos em 05 de Novembro de 2003, instituição asilar na área de psiquiatria, que vinha prestando serviços nesta região há mais de 30 (trinta) anos. Este instituição contava com uma capacidade instalada de 295 (duzentos e noventa e cinco) leitos credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS), com uma ocupação de cem por cento. Destes, trinta e cinco por cento estavam ocupados por pessoas residentes em nossa cidade. Atualmente o município de Cascavel conta com uma unidade do Caps III, uma unidade do Caps i, uma unidade do Caps ad e três Residências Terapêuticas. A urgência/emergência tem sido atendida em um Pronto Atendimento municipal. A internação integral tem sido realizada em dois hospitais psiquiátricos da região. De acordo com a proposta de implantação da rede municipal de Atenção em Saúde Mental entendemos que a implantação do Caps III em nosso município é um dos pontos de atenção, importante e necessário, para o atendimento integral às pessoas portadoras de transtornos mentais e outros sofrimentos decorrentes do uso e dependência de álcool e outras drogas.
________________________________________________________________________________________________
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
Encerramento de 2012!
sábado, 8 de dezembro de 2012
Aniversariantes do Mês Novembro/2012
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Jamais Pensei - Poesia
quinta-feira, 26 de julho de 2012
terça-feira, 19 de junho de 2012
Monstra InterAção: 6 Anos de Caps III
Amanhã é o dia do aniversário do Caps III/Cascavel-P.R.: 6 anos!
Para apagar as velinhas (rsrsrs) vamos fazer uma super noite cultural, como já virou tradição, com algumas apresentações dos usuários desse serviço de saúde mental. A festa acontecerá no Centro Cultural Gilberto Mayer, com início previsto para as 19:30hs e a entrada é gratuita.
O convite confeccionado pela equipe de funcionários do Caps III traz uma obra da artista Jéssica Barrios - que já foi professora/oficineira nessa unidade de atendimento psicossocial.
Feliz Aniversário ao Caps III.
quinta-feira, 17 de maio de 2012
18 de Maio - Reforma Psiquiátrica no Brasil
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
terça-feira, 3 de abril de 2012
Profissionais Com Criatividade!
Material temático sobre a Páscoa produzido pelos professores Mírian, Augusto e Iracy do Caps III nas oficinas de Artesanato, Artes e Costura, respectivamente.
quinta-feira, 15 de março de 2012
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Indicação de Leitura: "Hoje Eu Sou Alice"
Sem controle, Alice entregou-se a elas - e sua vida passou a ser um caleidoscópio de acontecimentos e revelações.
Emocionante e incrivelmente inspirador, este é o relato cativante sobre uma doença rara e sobre a história de uma mulher que decidiu lutar contra a realidade e a imaginação.
******************************
Aonde Poderei Ir?
Alice Jamieson
Se não é este o lugar onde as lágrimas são compreendidas,
aonde irei para chorar?
Se não é este o lugar onde os espíritos podem ganhar asas,
aonde irei para voar?
Se não é este o lugar onde meus sentimentos podem ser ouvidos,
aonde irei para falar?
Se não é este o lugar onde você me aceitará como sou,
aonde irei para ser eu mesma?
Se nao é este o lugar aonde poderei aprender a crescer,
aonde irei para sorrir e chorar?