Breve Histórico do Caps III de Cascavel


O município de Cascavel está localizado na região oeste do estado do Paraná, com uma população estimada em mais de 350 (trezentos e cinqüenta) mil habitantes. É o município sede da 10ª Regional de Saúde, órgão da Secretaria de Saúde do estado do Paraná. No ano de 2001, após diversas discussões realizadas por técnicos da Secretaria municipal de Saúde, foi elaborado o Plano Municipal de Saúde Mental, considerando a necessidade do município em implantar um serviço de saúde mental mais abrangente, preventivo e reabilitatório, com intuito de integrar e/ou reintegrar à sociedade o indivíduo portador de algum tipo de sofrimento psíquico. Este plano foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, sendo que as ações previstas neste plano foram programadas para serem implantadas em um processo gradativo. O processo de desinstitucionalização das pessoas com sofrimento psíquico, e a implantação de uma rede de serviços extra-hospitalar, se intensificou a partir do fechamento do Hospital e Casa de Saúde São Marcos em 05 de Novembro de 2003, instituição asilar na área de psiquiatria, que vinha prestando serviços nesta região há mais de 30 (trinta) anos. Este instituição contava com uma capacidade instalada de 295 (duzentos e noventa e cinco) leitos credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS), com uma ocupação de cem por cento. Destes, trinta e cinco por cento estavam ocupados por pessoas residentes em nossa cidade. Atualmente o município de Cascavel conta com uma unidade do Caps III, uma unidade do Caps i, uma unidade do Caps ad e três Residências Terapêuticas. A urgência/emergência tem sido atendida em um Pronto Atendimento municipal. A internação integral tem sido realizada em dois hospitais psiquiátricos da região. De acordo com a proposta de implantação da rede municipal de Atenção em Saúde Mental entendemos que a implantação do Caps III em nosso município é um dos pontos de atenção, importante e necessário, para o atendimento integral às pessoas portadoras de transtornos mentais e outros sofrimentos decorrentes do uso e dependência de álcool e outras drogas.


________________________________________________________________________________________________

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Poesia Jovem!

.

Saudações!

Depois de bastante tempo sem publicar nada de novo neste espaço de divulgação, hoje trazemos com muita alegria e satisfação duas poesias de um dos poetas que frequentam o Caps III em Cascavel (P.R.). O nome dele é Ezequiel Jaison Albino. Um jovem, muito jovem, poeta que expressa em seus talentosos escritos toda a sua extensa vivência com transtorno mental. Deixe o seu comentário, suas impressões, seus sentimentos em relação aos textos de Ezequiel, pois, será repassado a ele. Incentive!

Boa leitura!





O Esquizofrênico

Temos o direito de amar e ser feliz

A vida foi injusta

Estamos superando o preconceito


Vamos mostrar a nossa capacidade


Não somos normais


Mas também não somos loucos


Nós amamos e queremos ser amados


Sofremos


E entendemos


Que esse é o vínculo


Para sermos aceitos na sociedade


Corrigimos os erros que cometemos


E seguimos em frente


Somos dignos da liberade!


* * *



O Amor e o Sol

O meu amor por você é semelhante ao brilho do sol

Enquanto ele existe há brilho e posso ver com clareza

Porém, se chegar a desaparecer

Se tornará escuro, não poderei enxergar e nem andar.


2 comentários:

  1. muito lindas as poesias do Ezequiel... ele é uma pessoa muito querida, inteligente, habilidoso! gostei...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho. Compartilharei em um blog que estou organizando sobre saúde mental e poesia, com as devidas referências, claro! :)

    ResponderExcluir

Por favor, deixe o seu comentário aqui:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails